Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Bom Velhinho?

O natal está chegando e logo as pessoas são contagiadas pelo “espírito natalino”, resolvem fazer agora algumas boas obras, já que não deu tempo fazê-las durante todo o ano. E como resultado desse desencargo de consciência em massa, os asilos e orfanatos ficam repletos de doações e visitantes. Nada contra isso, mas é importante lembrar que essas instituições recebem visitas e doações nos outros meses do ano também. Outra peculiaridade desse período é a decoração vista por todos os lados, que inclui enfeites, piscas-piscas e lindas árvores de natal (algumas não são tão lindas assim...) e em meio a todos esses apetrechos não poderia faltar o dono( dono ou impostor?) da festa, o papai Noel.
Pergunte a algumas crianças o que representa o natal e elas responderão que é o dia em que o papai Noel deixa o presentinho delas na árvore montada na sala. O “bom velhinho” é na verdade um impostor de primeira, ele leva o mérito pelo presente comprado pelos pais das crianças e ainda é visto como a figura principal do natal, colocando o nascimento de Jesus no esquecimento.
Jesus é bem diferente do papai Noel, enquanto o “bom velhinho” invade sua casa como um bandido entrando pela chaminé, Jesus é educado, Ele bate a porta e deixa você escolher se abre ou não (Ap 3.20). E quanto ao presente? Bem, o papai Noel quer uma carta com o relatório de nossas boas obras e só então ele deixará um brinquedo, com Jesus é bem diferente, Ele quer o relatório com o arrependimento das nossas obras más (pecados), então seu sangue apaga nossas falhas e nos dá a salvação.
É por essas e outras que no natal eu comemoro o nascimento de Jesus, o salvador, e ignoro o impostor. Muitos ateus costumam comparar Deus com o papai Noel, dizendo que ambos são lendas nas quais apenas crianças inocentes deveriam acreditar, porém, eu não conheço ninguém que passou a acreditar em papai Noel depois de adulto, em contrapartida,  tenho visto muitos ex-ateus, o que é apenas mais uma evidência da principal diferença entre o meu Senhor e o papai Noel, o Filho de Deus é real.

7 comentários:

  1. Ótimo texto!
    Que o verdadeiro sentido do natal seja propagado e a verdade seja conhecida.
    (adorei a imagem do velhinho rsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso.As dias esperava por novas publicações.É incrivel como Deus capacitar os seus escolhidos para produzir coisas maravilhosas. Q toda glória seja dada ao Senhor. Continue produzindo, pois por meio desses belos textos; muitos podem aceitar a Cristo, e vidas serão transformadas. ACHEI MUITO INTERESSENTE O paralelo que você fez entre o papai noel e Jesus. ESSA FIGURA DO BOM VELHINHO, ACABA DETURPANDO O REAL SIGNIFICADO DESSA DATA. PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir
  3. obrigado anônimo!
    Deus seja louvado e o papai noel rebaixado! rsrs
    paz.

    ResponderExcluir
  4. è uma pena ver que muitos ainda são enganados por esta velha estratégia de Satanás,porém o que me entristece é saber que há pais que se dizem cristãos e ensinam seus filhos a acreditarem na existência de Papai Noel, o qual não passa de um ser místico criado por Satanás com a finalidade de desviar o verdadeiro sentido do Natal que é o nascimento do nosso Senhor,é ele quem merece ser engrandecido,ser adorado,ser lembrado não somente nesta data mas durante todos os 365 dias devemos agradecê-lo por sua vinda a terra para nos presentear com a salvação.Sabemos que Jesus não nasceu realmente em dezembro ,porém como o dia 25 deste mês fora uma data convencionada para celebrar seu nascimento,celebremos então alegremente o nascimento, a vida e a morte daquele que é incontestavelmente o verdadeiro sentido do natal.

    Q Deus o abençõe Ari..bastante proveitosa a postagem

    Q a paz do Senhor esteja contigo!

    ResponderExcluir
  5. É curioso falar em verdadeiro espírito do Natal e vinculá-lo ao cristianismo. Para mim, demonstra desconhecimento da verdadeira história do natal. O Natal é apenas um sincretismo religioso feito á adoração de Mitra. A religião mitraica dispunha de vários elementos que foram absorvidos pelo cristianismo, entre eles, o nascimento no dia 25 de dezembro. Essa data não encontra nenhum apoio na Bíblia ou no calendário judaico. A única celebração que Jesus pede em sua memória é a Santa Ceia, véspera de sua morte.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, agradeço seus esclarecimentos e vejo que se preoucupa com a veracidade do que está sendo pregado, seguindo o exemplo dos bereanos. Devo esclarecer, porém, que a intenção principal do texto não foi dar o real significado do natal, mas trazer uma comparação entre Jesus e o papai Noel, podendo assim desmistificar o papai Noel e fazer conhecido o que Jesus fez por nós(3° parágrafo).
    Em tudo o que leio procuro reter o que é bom(1Ts 5.21), assim como um peixe em que comemos a carne e deixamos as espinhas.
    Penso que o fato da bíblia não nos informar a data do nascimento de Jesus não impede de trazer a reflexão sobre a importância da vinda de Cristo em nosso meio. Realmente não creio que Deus se entristece no fato de, assim como nos outros dias do ano, eu refletir sobre a prova de seu amor por nós através do nascimento, morte e ressurreição de Jesus.
    Penso que o impacto desse texto, assim como os outros, é bem positivo, não imagino nenhum descrente pensando: “quanto desconhecimento da verdadeira história de natal”, imagino que a reflexão feita é: “que belo presente Deus me deu por meio de Jesus e tão pouco tenho vivido pra Ele”.

    ResponderExcluir
  7. pensei que só eu pensava assim, sempre achei o papai noel e o coelinho da pascoa um absurdo, mas vamos fazer nossa parte e abrir os olhos das crianças...

    ResponderExcluir