Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sou "fanático"!

     Muitas são as formas pelas quais as pessoas externam seu fanatismo. Algumas vestem calças apertadas de cor verde ou amarela, outras vestem uma capa preta e entopem o rosto de maquiagem, há quem faça uma franja e esboce um semblante melancólico, existem aquelas  que sobem escadarias de joelhos e carregam imagens de gesso pelas ruas em procissões, existem também aquelas que vestem a camisa de um time de futebol e por amor (amor?) a esse time elas histericamente choram, gritam e agridem a torcida adversária. Do outro lado do mundo, alguns chegam a matar pessoas que não têm as mesmas convicções religiosas deles.
     Bandas de música, religiões e times de futebol são formadores de muitos fanáticos, mas a grande questão é: por quem ou pelo que vale a pena ser fanático? (Se é que vale). Alguém que é fanático por uma banda de música e se veste igual aos seus integrantes geralmente recebe em troca uma depressão (devido às músicas melancólicas) e ouve piadas pela forma exótica como se veste. Além de tudo, o ídolo nem sabe que o fã existe. Torcer por um time de futebol é muito bom e natural, mas o problema se dá quando a vida gira em torno dele, quando ele passa a ser o principal assunto em seus círculos de amizade, quando uma simples camisa passa a ser chamada de manto sagrado e, para completar, quando o time vence o campeonato o torcedor não recebe uma porcentagem do prêmio pelos seus gritos, choros e deboches.
      E quanto aos fanáticos por imagens de gesso ou madeira? Apesar da idolatria, eles pensam ser verdadeiros cristãos, mas a Bíblia diz que:  nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.” (Isaías 45.20b). A Bíblia cita uma dúzia de passagens que condena essa prática pecaminosa. Mas e quanto a mim? Sou fanático? Vejamos algumas definições: 
1) Paixão cega que leva alguém a excessos em favor de uma religião, doutrina, partido etc.

2) aquele que tem uma paixão ou crença excessiva em algo ou alguém; apaixonado;
     De acordo com a primeira definição, devo afirmar que não se encaixa ao meu perfil, pois minha “paixão” não é cega, meu amor por Deus é racional e fundamentado, minha fé é baseada também em fatos. Deus não manda que o amemos cegamente, usando apenas um coração emocionado, mas que façamos uso do entendimento: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Mc 12.30).
     Mas de acordo com a segunda definição, concluo que sou um fanático, pois minha “paixão” e crença em Deus são realmente excessivas, pois além de amá-lo com todo o entendimento eu o amo com todas as minhas forças. Esse amor excede a paixão de um torcedor por um time, excede a paixão de um jovem por uma banda de música e excede a paixão do pagador de promessas por seu “santo”.
     Alguns extremistas religiosos são capazes de matar para defender o seu deus morto. Eu não sou capaz de matar, mas estou disposto a morrer pelo meu Deus (que está vivo). Não digo isso de forma irracional, fazendo uso de emoções, mas com convicção e entendimento. Eu não sou fanático por uma ideia, uma tradição, uma banda de música, um time de futebol ou um deus morto, mas sou “fanático” pelo verdadeiro Deus, que me dá a vida eterna! A vida eterna vale mais do que 90 minutos de emoções na frente da televisão, mais do que algumas horas de show de rock e mais do que a falsa esperança em um deus de mentirinha!

Por Ari Arrais

8 comentários:

  1. Os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, mas os sábios são cheios de dúvidas

    ResponderExcluir
  2. então te pergunto: você está seguro quanto a essa afirmação ou está cheio de dúvidas em relação a ela?

    ResponderExcluir
  3. A Bíblia é um livro perfeito e completo, e ela fala sobre sabedoria também. Anônimo, leia o que diz em Provérbios 9:10 - "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é o entendimento". Quem ama e teme ao Senhor, este sim é sábio. Ainda que ele tenha dúvidas sobre algumas coisas, a sua fé lhe dá muitas certezas que são inabaláveis!

    ResponderExcluir
  4. Tenho total segurança nessa frase. Explico: em outras palavras quis dizer que quem não conhece a palavra acha que sabe tudo a respeito da mesma, logo, quanto mais se conhece a Bíblia mais vontade você tem dúvidas e quer descobrir suas verdades.

    ResponderExcluir
  5. Oi anônimo, agradeço sua participação, fiz o questionamento pois sua frase pareceu,inicialmente, uma afronta ao fato dos cristãos estarem SEGUROS quanto as verdades contidas na Bíblia. Os céticos usam tal frase para desafiar nossa crença em Deus. Mas percebo agora o real sentido que você quis passar e presumo inclusive que você seja um cristão.
    Obrigado por esclarecer a ambiquidade (ou minha má interpretação).
    fica na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, o texto!! Rpz, eu também sou fanático!! kkkkk

    ResponderExcluir
  7. a muitos tipos de fanatismo, principalmente quando olhamos pro mundo arabe, levam mesmo ao extremo ao ponto de matar em nome do seu Deus, mesmo que seja alguem que esteja levando uma mensagem de salvação para as suas vidas.

    ResponderExcluir
  8. Ari, que texto bonito menino... Bom, não vou me aprofundar muito aqui, mas é tipo assim: Hoje ser Fanático pelo Restart, Pelo Flamengo, Por Coisas e Por Pessoas, é normal, bem visto e aceito. Mas Ser um "Crente Fanático", é abominável. Sim, o FANATISMO RELIGIOSO é abominável, Cristo abominava, isso nós podemos ler em Mateus 23, e em outras passagens, está claro. Mas eu acredito que, por exemplo, não assistir novela, ou a maioria dos programas de TV não seja um Fanatismo Religioso, e sim uma postura que todos nós deveríamos adotar. Algumas abdicações como, não contribuir com a pirataria, não é um Fanatismo Religioso meu Deus! Fazendo isso estaremos simplesmente obedecendo os ensinamentos que estão na Bíblia. Estaremos sendo um outro tipo de Fanático, este Fanátio que voce acima descreveu... Que as escamas caiam dos olhos e possamos buscar ser Fanáticos por Deus.

    ResponderExcluir