Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

ACHISMO

     Muitas são as religiões, ideologias e filosofias que buscam trazer respostas sobre Deus. Em sua grande maioria elas são falhas pois não têm uma base sólida e confiável que lhes dê apoio e credibilidade. Algumas são firmadas em simples tradições, outras dizem ter recebido tais respostas de espíritos e anjos e, existe também aquela "fundamentada" na mera opnião individual (resolvi chamá-la de achismo).
     Porém, quando falamos de Deus, o único e verdadeiro Deus, logo devemos ter como fundamento a Bíblia Sagrada, que tem credibilidade junto à ciência (http://terrasalgada.blogspot.com/2008/09/cincia-confirma-bblia.html), à arqueologia (http://christiananswers.net/portuguese/archaeology/home.html), ela não se contradiz, é completa, é um dos livros mais antigos e ao mesmo tempo mais modernos. Porém, você tem todo o direito e liberdade de não crer na Bíblia e achar que ela não foi inspirada por Deus; achar que ela se contradiz; achar que ela foi modificada com o passar do tempo; achar que não importa sua religião, contanto que você esteja feliz; você pode achar que Deus não mandará ninguém para o inferno; achar que todos os caminhos levam a Deus; achar que simplesmente não existe Deus e achar que sua opinião em relação a Ele está correta, tudo isso baseado simplesmente em um ponto de vista não fundamentado. Por achar tudo isso e outros "eu achos" mais, posso caracterizá-lo como um adepto do achismo (seita perigosíssima), que tem como doutrina chave formar um "deus" que se adeque à sua cosmovisão, como uma tentativa de burlar sua consciência, fazendo você se sentir em paz quanto às questões espirituais e achar que os demais que creem na Bíblia são ingênuos, desinformados e alienados.
     O fato de alguém achar que está certo e que a Bíblia está errada trará consequências drásticas a ela por toda a eternidade. Muitos se acham sábios o bastante para considerar as verdades deste livro sagrado como loucura, mas ele mesmo já fala disso: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação."(I Co 1.18-21) "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."(I Co 2.14)
     Pare de achar e comece a procurar na Bíblia as respostas para seus questionamentos (você certamente as encontrará). Pare de achar que o caminho que você tem seguido está correto, pois a bíblia diz que "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Pv 14.12)
     Abra mão do achismo e renda-se ao cristianismo verdadeiro. Pare de achar e comece a crer!
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."(Rm 10.9)

"Quase que invariavelmente as pessoas formam suas crenças não baseadas nas provas, mas naquilo que elas acham atraente." (Blaise Pascal)

Por Ari Arrais

11 comentários:

  1. Ari, com certeza esse é o grande mal das pessoas que não querem aceitar as verdades bíblicas. Acham quem devem adequar a Bíblia às suas necessidades ou simplesmente acham que não precisam de Deus.

    Gostei do Blog! Já estou seguindo, e espero sua visita no meu!
    Um abraço!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! Parabéns... Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a todos e espero continuar contribuindo!
    tudo pra honra e glória de Deus.

    ResponderExcluir
  4. O "ACHAR" já é uma coisa que se contradiz. Um dia alguém acha uma coisa, outro dia ela já pensa de outro jeito. Na verdade a mente das pessoas estão manipuladas pela sua própria ganância. Isso já vem crescendo desde o tempo de Adão e Eva, quando Satanás conseguiu convencer o homem de que ele se tornaria um "deus" se comesse da árvore do bem e do mal. Hoje Satanás só mudou os meios, mas o foco principal é o mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que a dúvida é uma homenagem prestada à esperança.O que você diz dessa frase?

    ResponderExcluir
  6. digo que não se aplica ao texto. Eu tenho dúvidas em relação à muitas coisas e essas dúvidas geram esperanças, por exemplo: EU ACHO que estarei vivo amanhã e EU ACHO que terei um bom futuro. minhas DÚVIDAS geram boas ESPERANÇAS.
    Porém, quando falo de Deus, não deve existir dúvida. O relacionamento com Deus deve ser baseado na FÉ (CERTEZA daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos Hb 11.1) e não na dúvida.
    Minha esperança está em Cristo, no sentido de ESPECTATIVA da sua vinda e não no sentido de dúvida quanto a sua vinda.
    Portanto, a frase é aplicável em várias situações, mas não deve ser aplicada quando se fala de Deus.
    ao invés de ter DÚVIDAS que geram ESPERANÇAS, deve-se ter FÉ que gera CERTEZA.
    Agradeço a participação
    fica na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Texto muito interessante e instrutivo, fico feliz por ver que jovens, assim como eu, acreditamos na verdadeira mensagem que Jesus nos deixou e transmitem isso de uma forma muito positiva!!

    ResponderExcluir
  8. obrigado! que Deus te abençoe.
    fica na paz...

    ResponderExcluir
  9. Texto muito bom. Muitas pessoas acham tanta coisa que acabam desacreditando da verdade e por achar que essas verdades são mentiras, vão criando seus próprios "achismo" sem princípio, base e fundamento e ai criam-se as tantas seitas que temos hj. É triste ver esse quadro crescer a cada dia, mais ainda bem que Deus nos levantou pra fazermos a diferença nesse mundo. :D

    ResponderExcluir
  10. obrigado "anônimo"!
    que continuemos a proclamar a verdade!!!

    ResponderExcluir