Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Não se deprima!

          Para muitas pessoas a vida perdeu o brilho e os sonhos se tornaram pesadelos. Elas sofrem com insônia, falta de apetite e baixa auto-estima. As causas são diversas, mas a solução é não deixar sua felicidade depender de coisas perecíveis. Foque em Jesus, Ele é eterno! As coisas que as pessoas pensam que lhes trarão felicidade são caras, passageiras e corre o risco de se viver uma vida inteira sem conquistá-las, mas o que você mais precisa é gratuito, Cristo já pagou o preço, basta receber. Por outro lado, muitos se dizem super felizes, mas se baseiam em um conceito deturpado de felicidade, em que felicidade é sinônimo de riqueza material e beleza física, mas isso não é “superfelicidade”, é superficialidade. Sua felicidade não deve depender exclusivamente de sua beleza, pois um dia ela acaba; nem do dinheiro, ele pode ser roubado; nem do relacionamento amoroso, você pode se decepcionar com sua “cara metade”, descobrindo que só conheceu metade da cara (caráter) da pessoa que você amou.
          Não caia na armadilha da comparação, pensando que seu corpo é mais feio que o de modelos, que seu emprego é pior que o dos amigos, que a grama do vizinho é mais verde... Não perca o foco, se você é um cristão, seu referencial é Cristo, é a Ele quem você deve imitar, é dEle que você precisa. O que você mais precisa não são de medidas perfeitas, nem do carro do ano ou de milhares de amigos no facebook, você precisa do verdadeiro amigo, Jesus é o que você mais precisa, nossa maior carência é perdão de pecados e isso só Ele nos oferece. Do que mais é preciso para viver? Alimentação? Ele é o pão da vida (Jo 6.35)! Água? Ele é a água viva (Jo 7.37,38). Um caminho para seguir? Ele é o caminho! Conhecimento? Ele é a verdade! (Jo 14.6).
          O dinheiro e a fama mentiram para os ricos e famosos, eles continuam tomando remédios para dormir. Para que tanta riqueza para ser feliz aqui se a cidade celestial é de ouro?(Ap 21.18) Pra que tanto sacrifício para ter o corpo perfeito se no céu receberemos um corpo glorificado?(2Co 5.1). Muitos estão deprimidos por se limitarem a essa vida terrena, mas Paulo nos alerta que se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (1Co 15.19), mas Jesus ressuscitou, Ele é as primícias, depois os que são de Cristo também ressuscitarão(1Co 15.20-23). Esse deve ser nosso maior motivo de felicidade. A alegria da salvação excede a decepção do relacionamento amoroso, excede a dor da perda do ente querido e excede a falta de dinheiro e saúde.
          Creio que seja difícil viver feliz estando despreparado para encarar a morte, as incertezas do que acontecerá após a morte deve ser um fardo pesado, digno de depressão, assim como alguém que acredita que é descendente de macacos, que a morte é o fim de tudo e que não existe um propósito na vida também teria motivos para se deprimir. Por outro lado, se você também é um verdadeiro cristão, saiba que temos mais motivos para nos regozijar do que nos entristecer. Somos filhos de Deus, cidadãos do céu, geração eleita, co-herdeiros com Cristo. Não temos como viver infelizes se estamos certos da salvação, salvação essa conquistada não por boas obras, mas por termos recebido as boas novas, logo, ainda que estejamos no leito de morte, sem dinheiro, beleza ou família, temos motivos para nos alegrarmos, por termos o mais importante que alguém pode ter.
         Onde o Espírito Santo faz morada não deve haver lugar para depressão. É contraditório ter Jesus no coração e esse coração viver constantemente triste. Talvez Jesus ainda não tenha acesso a todo o coração ou ainda está batendo a porta para entrar, pois onde Ele entra as coisas não ficam do mesmo jeito. Cristo prometeu aliviar os cansados e oprimidos que forem até Ele, mas se você ainda vive cansado e oprimido, talvez ainda não foi até Ele por inteiro.
           Como solução para a depressão, as pessoas costumam consultar um psicólogo e um livro de autoajuda, mas esquecem de se ajoelhar diante do maior psicólogo e receber ajuda do alto. Outros pensam em tirar a própria vida para se verem livres da dor, ignorando que Jesus sentiu muitas dores para que nós tivéssemos vida e vida em abundância (Jo 10.10).
           

Ari Arrais

5 comentários:

  1. Texto maravilhoso.É Incrível como Deus usa todos os meios para falar conosco. Por meio desse texto, pude perceber o quanto pautamos a nossa alegria em coisas passageiras e limitadas, nos levando a esquecer que a alegria maior está em Cristo. Pois só ele, somente ele pode preencher todo vazio que habita em nossa alma. Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrario, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna".
    (João 4.14)

    ResponderExcluir
  2. Lindoo, primo!Glória a Deus por sua vida!!Bjo Lívia

    ResponderExcluir
  3. Louvo a Deus por suas vida, encontrar jovens com propositos em ganhar vidas pra Jesus é alegria para o coração de Deus!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não podemos esquecer que a alegria do Senhor é a nossa força, louvo a Deus por sua vida,pois, conhecer jovens com proposito em servir ao Rei da Glória é tremendo!!!

    ResponderExcluir